Tempo real | Módulo 1
- METODOLOGIAS DE IMPROVISAÇÃO PERFORMATIVA E DRAMATURGIAS HÍBRIDAS
Terças: 14 de janeiro - 11 de março
8 encontros | 19h às 22h7
proposta do curso
Nesse módulo, você compreenderá conceitos contemporâneos como Cena Expandida, Performatividade, Pós-Dramaticidade e Intermedialidade, experimentando procedimentos de criação não-hierárquicos e colaborativos em tempo real.
Com ênfase nas técnicas dos Pontos de Vista e dos Traços Comunais, o módulo 1 do percurso TEMPO REAL proporciona a investigação da co-autoria da cena baseada na materialidade e na produção de presença, friccionando as fronteiras entre o teatro e outros campos artísticos.
Viewpoints é uma técnica de improvisação em dança criada nos anos 70 pela coreógrafa Mary Overlie e posteriormente desenvolvida no contexto do teatro contemporâneo por Anne Bogart e Tina Landau. Influenciada pela performance art, a técnica propõe um treinamento menos psicológico, individual e texto-cêntrico, e mais baseado na escuta exterior, no movimento e em noções de tempo (velocidade, duração, repetição e respostas cinestésicas) e de espaço (forma, arquitetura, topografia, distância e comportamento gestual).
Traços Comunais é uma metodologia de improvisação performativa e criação dramatúrgica coletiva em tempo real desenvolvida por Patrick Sampaio. É voltada ao estudo dos processos de significação em improvisos e à criação de performances interdisciplinares conectando criadores de campos diversos.
ELEMENTOS DO CURSO
CERTIFICADOS
Disponíveis para os que atingirem ao menos 75% de presença
referências em video
Acesso a videoteca do LABo
tempo total
até 24 horas
ÊNFASE NA PRÁTICA
Mais de 70% do tempo dedicado a prática e experimentação.
material didático
Suporte com material exclusivo
SUPORTE teÓRICO
Leituras recomendadas e debatidas
Terças | 8 encontros
14 de janeiro até 11 de março
19h às 22h
R$ 397
*valor com desconto de R$ 200 pela inscrição antecipada
Bolsas-diversidade
- Bolsas de 100% para pessoas índígenas, negras, trans, não-binárias e PCDs.
Conheça seu tutor
Multiartista e pesquisador da cena contemporânea com trabalhos que atravessam audiovisual e artes performativas.
Como professor, cria programas de treinamento que se beneficiam, de um lado, de uma extensa experiência de set como ator e preparador (em séries, filmes e novelas), e do outro, do aprofundamento teórico-prático como pesquisador em metodologias modernas de atuação e performance.
No cinema atuou em filmes como O BARULHO DA NOITE, longa de Eva Pereira (seleção oficial do Festival de Gramado, da Mostra SP 2023, Los Angeles Film Festival 2024); A MEMÓRIA QUE ME CONTAM, longa de Lucia Murat (Prêmio FIPRESCI no Festival Internacional de Moscou, 2013), FORAM OS SUSSURROS QUE ME MATARAM (2024), longa de Arthur Tuoto, entre outros.
Na TV integrou elencos como os das séries UM DIA QUALQUER (Space/HBO Max, 2024), ESTRANHO AMOR (Sony/AXN + Record, 2024), SÓ GAROTAS (Multishow, 2014) e das novelas ALÉM DA ILUSÃO e ESPELHO DA VIDA (Rede Globo, 2022 e 2018 – pela última indicado como ator revelação pelo site DOISTV).
Foi artista e orientador convidado da residência internacional ONSite
(Museu Kesselhaus + Poera Collective, Berlim 2022); realizou palestras sobre criação colaborativa a convite da UFRJ, da PUC-Rio, da FUNARTE, de festivais de artes cênicas e do Dia Mundial da Filosofia (IFCS+UNESCO).
Foi Conselheiro Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (2013/2014); roteirista convidado do AMOR & SEXO (Rede Globo, prêmio APCA 2018) e do reality de dança Segue O Baile (Canal E! 2024); além de diretor, roteirista e projetista coreográfico convidado de duas das Cerimônias Olímpicas em 2016 e de desfiles cênicos do Fashion Rio (2013 e 2014).
É fundador e diretor artístico do Brecha e também do LABo, em cujas criações: roteirizou, dirigiu e fotografou o filme experimental JÁ NÃO SOMOS DOCES (2021); co-criou a série LÍNGUA (2020); escreveu e dirigiu o espetáculo CULTO ou novas estratégias contra o extermínio (Festival Internacional Panorama, 2017); dirigiu e coreografou EXERCÍCIO PARA 2 a 17 MAMÍFEROS, de Maria Isabel Iório (Teatro Ipanema, 2016); criou e atuou na performance site-specific COREOGRAFIA DE ENCHENTE (Galpão Cine-Horto, 2015 e espaços alternativos do Rio de Janeiro); escreveu e dirigiu a peça ANTICORPOS (turnê por Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Rio, 2013); co-criou e atuou em OS INOCENTES (2010, prêmio Funarte Myriam Muniz), além de criar e coreografar intervenções urbanas e flashmobs com o núcleo desde 2009.
Instagram: @patricksampaiogram
“Onde a minha pesquisa começa a ter mais nuances e eu começo a entender a performance”.
“É sobre o outro, sobre ouvir, sobre estar realmente presente."
"Mudou minha concepção sobre mim mesma como criadora de modo geral"
FAQ
Como o curso é ministrado?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Como funciona o desconto?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Como funciona a política de cancelamento?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Como funciona a política de cancelamento?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Como funciona a política de cancelamento?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.