quem somos

PATRICK SAMPAIO

FUNDADOR E DIRETOR ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO

Multiartista e pesquisador da cena contemporânea com trabalhos que atravessam audiovisual, teatro, performance, dança e artes visuais. Como professor promove investigações que aliam experimentação práticarigor teórico.

Foi artista e orientador convidado da residência internacional ONSite (Museu Kesselhaus + Poera Collective, Berlim 2022); realizou palestras sobre criação colaborativa a convite da UFRJ, da PUC-Rio, da FUNARTE, de festivais de dança e do Dia Mundial da Filosofia (IFCS+UNESCO).

Foi Conselheiro Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (2013/2014); roteirista convidado do AMOR & SEXO (Rede Globo, prêmio APCA 2018); além de diretor, roteirista e projetista coreográfico convidado de duas das Cerimônias Olímpicas em 2016.

Há mais de uma década atua também no cinema em filmes como SUSSURROS, longa de Arthur Tuoto; O BARULHO DA NOITE, longa de Eva Pereira; A MEMÓRIA QUE ME CONTAM, longa de Lucia Murat (Prêmio FIPRESCI no Festival Internacional de Moscou, 2013), entre outros. 

Na TV integrou elencos como os das séries ESTRANHO AMOR (Sony/AXN + Record, 2024), UM DIA QUALQUER (Space/HBO Max, 2024), SÓ GAROTAS (Multishow, 2014)e das novelas ALÉM DA ILUSÃO e ESPELHO DA VIDA (Rede Globo, 2023 e 2018 – indicado como ator revelação DOISTV).

É fundador e diretor artístico do Brecha, em cujas criações: roteirizou, dirigiu e fotografou o filme experimental “JÁ NÃO SOMOS DOCES” (2021); co-criou a série LÍNGUA (2020), em que atua como roteirista, diretor de fotografia e preparador de elenco; escreveu e dirigiu o espetáculo CULTO ou novas estratégias contra o extermínio (a convite do Festival Internacional Panorama, 2017); dirigiu e coreografou EXERCÍCIO PARA 2 a 17 MAMÍFEROS, experimento de Maria Isabel Iório (a convite da ocupação VEM, Teatro Ipanema, 2016); criou e atuou na performance site-specific COREOGRAFIA DE ENCHENTE (Galpão Cine-Horto, 2015 e espaços alternativos do Rio de Janeiro); escreveu e dirigiu a peça ANTICORPOS (turnê por Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Rio, 2013); co-criou e atuou em OS INOCENTES (2010, prêmio Funarte Myriam Muniz), além de criar e coreografar intervenções urbanas e flashmobs com o núcleo desde 2009.

Instagram: @patricksampaiogram

Isa.jpeg

ISADORA CECATTO

assistente de pesquisa eM DRAMATURGIA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

É atriz formada pela Casa das Artes de Laranjeiras, além de escritora, revisora e roteirista.

Co-escreveu e atuou na peça “Eu (Quase) Morri Afogada Várias Vezes” (Sede das Cias, Dir. Brunna Napoleão – destaque na capa do Segundo Caderno do Jornal O Globo em 2017).

No cinema, co-escreveu e atuou no curta-metragem “3×4” (Dir. Emílio de Mello, 2018), escreveu e protagonizou o curta “Plural” (Dir. Greta Helena, 2020) e integrou o elenco dos curtas “Me Segure Quando Eu Me Jogar (Dir. Kaio Kaiazzo, 2023) e “Apresuntado” (Dir. Bianca Pirmez, 2023).

Na TV, fez parte do elenco das novelas “Jesus” (Record, 2018), “Amor Sem Igual” (Record, 2019-2020) e “Gênesis” (Record, 2021). 

Em seu trabalho com a escrita além-dramaturgia, foi colunista e editora-chefe da área de colunas do Potterish.com (2008-2010), a maior plataforma informativa e criativa do universo Harry Potter fora da Europa. Desde 2010, é também freelancer em áreas como copywriting, ghostwriting, revisão de trabalhos acadêmicos e criação de conteúdo pras redes. 

Atualmente, é artista residente do LABo e trabalha no romance “O vazio é um lugar” (nome provisório), além de ministrar oficinas pontuais de escrita focadas no universo dos diários, da memória e da criação autoficcional. 

Instagram: @isadoracecatto

WhatsApp-Image-2023-12-25-at-20.46.01.jpeg

JÚLIA HORTA

assistente de pesquisa eM DRAMATURGIA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

É bacharel em interpretação teatral pela UnB e artista multidisciplinar atuando como atriz, diretora e roteirista. 

Seus últimos trabalhos incluem o video interativo BIFURCAMETRAGEM, pelo qual foi indicada ao prêmio de melhor ideia original no Riowebfest; a direção da peça VAMO ACELERÁ ESSA FESTINHA, de Katerina Amsler; o roteiro e a direção do curta-metragem REEKSODOS.

Como atriz, possui mais de 15 anos de carreira dedicados a peças teatrais e ao audiovisual, tendo recebido o prêmio de melhor atriz do Fecuca (2013), participado do programa Prêmio Multishow de Humor, protagonizado a série de comédia “Amor dos Outros”, participado do filme “O pastor e o Guerrilheiro” e da série “Jenipapo – a fronteira da independência”.

Instagram: @juliahortaa

WhatsApp Image 2024-12-31 at 14.08.46

Thami Amarante

assistente de comunicação

É bacharel em comunicação social pela ESAMC de Campinas e especialista em comunicação digital.

Amante do teatro, concluiu a formação técnica na Escola de Teatro Macunaíma de Campinas, além de realizar cursos livres com o Grupo TAPA e a Casa de Artes de Laranjeiras, passando também pelo curso de pós-graduação em Atuação e Direção pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação, em São Paulo.

Atualmente, integra a equipe do LABo, onde atua nos processos de comunicação e no relacionamento com alunes e parceires da rede.

DESEJA PROPOR ATIVIDADES?

Envie sua pesquisa, portfolio ou proposta de aulas para contato@labo.art.br

plugins premium WordPress
Fale com a gente!
Escanear o código
Quer conferir a disponibilidade de vagas ou tirar uma dúvida sobre esse laboratório?