MÉTODOS: GRUPO DE ESTUDO

a partir de fevereiro de 2025
MÓDULOS INDEPENDENTES | ENCONTROS SEMANAIS | 19h às 22h

PROVOCAÇÃO

Se a modernidade perseguia a mais nova verdade única, a contemporaneidade legitima as múltiplas estéticas, paradigmas e pontos de vista. Todos os dias, criações cênicas e audiovisuais se tornam mais diversas em suas premissas, estéticas e modos de produção.

Poderia a formação do atuante contemporâneo se dar a partir de um único método
?

PROPOSTA

Métodos é um grupo de estudo que se dedica a introduções teóricas e ao treinamento prático contínuo.

Com módulos dedicados aos principais mestres modernos e contemporâneos (e suas metodologias), Métodos permite o contato com o Sistema russo e a vivência das transformações do legado de Stanislávski através das reformulações de:

  • Richard Boleslavsky, o American Laboratory Theater e as 6 primeiras lições.
  • Lee Strasberg, o Group Theater, o Actor’s Studio e “o método“.
  • Stella Adler, o retorno de Paris e a ênfase na imaginação.
  • Sanford Meisner, a Neighborhood Playhouse e a responsividade subconsciente.
  • Uta Hagen, o HB Studio e as práticas espacializadas.
  • David Mamet e o Practical Aesthetics.
  • Abordagens e hipóteses neuro-científicas do trabalho em atuação.

MAIS SOBRE A INICIATIVA

O grupo de estudo Métodos é fruto da pesquisa de Patrick Sampaio sobre as atualizações do Sistema Stanislavski na preparação de atores ao redor do mundo na contemporaneidade.

Nessa fase, a investigação foca-se em especial no contexto russo e norte-americano ao longo do século XX.

Em viagem aos Estados Unidos em novembro de 2024, Patrick foi recebido por representantes pedagógicos nas principais escolas de Los Angeles , Burbank e Nova Iorque, entre elas:

  • A Lee Strasberg Theater and Film Institute (em que entrevistou David Lee Strasberg).
  • A Stella Adler Academy (conversando com John Jack Rodgers).
  • O The Meisner Center (em que estrevistou Ranjiv Perera).
  • A Neighborhood Playhouse (onde encontrou-se com Pamela M. Kareman ).
  • O HB Studio (entrevistando Snezhana Chernova).
  • A Atlantic Acting School (em conversa com Mary McCann e Lorielle Mallue).
  • A The Juilliard School (entrevistando Ellen Lauren, membro emérito da Siti Company e integrante da SCOT).
 

A ronda por escolas norte-americanas acontece 11 anos depois da visita de Patrick ao Teatro de Arte de Moscou, na Rússia, quando inicia sua investigação.

É PRA VOCÊ?

Inscreva-se na lista de espera e receba novas informações em primeira mão.

Carga Horária:

28 horas por mês

MÓDULo:

Presencial ou Online

Preencha o formulário e entre para a lista de espera

Conheça o tutor

Patrick Sampaio é multiartista e pesquisador da cena contemporânea com trabalhos que atravessam audiovisual e artes performativas.

 Como professor, cria programas de treinamento que se beneficiam, de um lado, de uma extensa experiência de set como ator e preparador (em séries, filmes e novelas), e do outro, do aprofundamento teórico-prático como pesquisador em metodologias modernas de atuação e performance.

No cinema atuou em filmes como O BARULHO DA NOITE, longa de Eva Pereira (seleção oficial do Festival de Gramado, da Mostra SP 2023, Los Angeles Film Festival 2024); A MEMÓRIA QUE ME CONTAM, longa de Lucia Murat (Prêmio FIPRESCI no Festival Internacional de Moscou, 2013), FORAM OS SUSSURROS QUE ME MATARAM (2024), longa de Arthur Tuoto, entre outros. 

Na TV integrou elencos como os das séries UM DIA QUALQUER (Space/HBO Max, 2024), ESTRANHO AMOR (Sony/AXN + Record, 2024), SÓ GAROTAS (Multishow, 2014) e das novelas ALÉM DA ILUSÃO e ESPELHO DA VIDA (Rede Globo, 2022 e 2018 – pela última indicado como ator revelação pelo site DOISTV). 

Foi artista e orientador convidado da residência internacional ONSite
(Museu Kesselhaus + Poera Collective, Berlim 2022); realizou palestras sobre criação colaborativa a convite da UFRJ, da PUC-Rio, da FUNARTE, de festivais de artes cênicas e do Dia Mundial da Filosofia (IFCS+UNESCO).

Foi Conselheiro Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (2013/2014); roteirista convidado do AMOR & SEXO (Rede Globo, prêmio APCA 2018) e do reality de dança Segue O Baile (Canal E! 2024); além de diretor, roteirista e projetista coreográfico convidado de duas das Cerimônias Olímpicas em 2016 e de desfiles cênicos do Fashion Rio (2013 e 2014).

É fundador e diretor artístico do Brecha e também do LABo, em cujas criações: roteirizou, dirigiu e fotografou o filme experimental JÁ NÃO SOMOS DOCES (2021); co-criou a série LÍNGUA (2020); escreveu e dirigiu o espetáculo CULTO ou novas estratégias contra o extermínio (Festival Internacional Panorama, 2017); dirigiu e coreografou EXERCÍCIO PARA 2 a 17 MAMÍFEROS, de Maria Isabel Iório (Teatro Ipanema, 2016); criou e atuou na performance site-specific COREOGRAFIA DE ENCHENTE (Galpão Cine-Horto, 2015 e espaços alternativos do Rio de Janeiro); escreveu e dirigiu a peça ANTICORPOS (turnê por Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Rio, 2013); co-criou e atuou em OS INOCENTES (2010, prêmio Funarte Myriam Muniz), além de criar e coreografar intervenções urbanas e flashmobs com o núcleo desde 2009.

Instagram: @patricksampaiogram 

Cursos relacionados

plugins premium WordPress
Fale com a gente!
Escanear o código
Quer conferir a disponibilidade de vagas ou tirar uma dúvida sobre esse laboratório?